top of page

A adaptação que te deixa menos feliz

Imagine a seguinte situação: você estava se esforçando no seu trabalho, buscando o reconhecimento necessário para uma promoção. Então você recebe a notícia: na próxima semana será promovido. A alegria inunda o seu ser, você liga para a sua família para dar a notícia, sai para um restaurante para comemorar. Aí você assume a função e, depois de algum tempo, aquela alegria cessa e a empolgação vai embora. Você se adaptou a nova função e tudo o que ela traz de positivo.

adaptação hedonista

Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas é essencial ter consciência dele. A adaptação hedonista é a tendência para se acostumar com tudo de positivo que nos acontece. Tendemos a não manter o mesmo nível de prazer, excitação, desejo, melhora de humor, etc. Um dos nossos grandes erros é achar que um acontecimento extremamente positivo nos fará dar pulos de alegria por muito tempo.

E existe alguma forma de driblar essa adaptação? Sim, é possível! Há duas formas: variar as experiências prazerosas e aprender a ser grato.

O que é que te dá prazer? Você consegue listar, pelo menos, umas dez coisas/atividades? Então varie essas atividades ao longo do tempo. O problema é quando nos fixamos em poucas fontes de prazer: aí ocorre o efeito da tolerância, e a intensidade do prazer diminui. Para você que gosta muito de chocolate, pense em uma barra daquele sabor do qual mais gosta – se você comê-la toda de uma vez, a sensação de prazer será menor do que se comê-la aos poucos.

O difícil é ter esse domínio próprio, não é verdade? No entanto, te ajudaria em seu domínio próprio se você variasse entre comer a barra de chocolate e outra atividade ou alimento do qual gosta. Lembre-se de que quanto mais uma experiência prazerosa for repetida ao longo do tempo, menos prazer ela gerará.

A gratidão também é outro antídoto contra a adaptação hedônica. Ela nos ensina a apreciar as coisas boas da vida e, portanto, a continuar obtendo prazer delas. Quanto mais grato formos, menos nos acostumaremos com os prazeres. Uma das sugestões que a psicologia positiva nos trouxe é fazer um registro daquilo que podemos ser gratos todos os dias: consequentemente seu nível de felicidade aumentará significativamente.

Espero que agora tendo consciência do que é a adaptação hedonista, você utilize aqui as estratégias para driblá-la, tendo uma existência mais feliz!

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Inscreva-se para receber os novos artigos do blog assim que eles saírem

Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page