top of page

Como ajudar as pessoas que têm depressão?

A coisa mais importante a se dizer é: não julgue. Não ache que o problema da pessoa é pequeno demais para ela estar sofrendo assim. Não diga que ela tem que ser “mais forte”. Esses tipos de fala apenas acrescentam mais um peso a ela, dificultando mais ainda a sua recuperação. Pode ser que ela não tenha desenvolvido uma tolerância à frustração como você desenvolveu. Talvez ela não pense da mesma forma que você. Enfim, julgar nesses casos significa olhar para o outro com o seu olhar – o ideal seria se colocar no lugar do outro com o olhar do outro.

Como ajudar pessoas com depressão

Dê liberdade para a pessoa falar, colocar para fora tudo o que está sentindo. Você sabia que um dos sentimentos mais prevalentes na depressão é a raiva? Isso mesmo, a raiva. Então a deixe falar de sua raiva e de como está chateada com as situações e as outras pessoas. Falar sobre o que estamos sentindo é libertador. Claro, você não deve de forma alguma incentivar a autocomiseração, isto é, o sentir pena de si mesmo. No entanto, nesse momento inicial é muito mais importante ouvir que falar.

Procure mitigar o isolamento dela. Coloque-se a disposição para passar tempo com essa pessoa. E quando digo passar tempo, não estou dizendo que você tem que ficar falando apenas sobre a depressão da pessoa ou sobre os problemas dela. Vão tomar uma xícara de café juntos, pedalar no parque, participar de um culto/missa ou outra reunião religiosa, vão ao cinema. Acredite, mesmo que a outra pessoa não demonstre explicitamente, a sua companhia irá acalentá-la.

No que tange a questão medicamentosa, a depressão não é uma falta de algo orgânico. A maioria dos antidepressivos trabalha com o neurotransmissor serotonina, fazendo com que o organismo tenha mais dessa substância: no entanto, o problema não é um déficit de serotonina. Por conta disso, entenda que a medicação é um paliativo apenas: aconselhe sempre a pessoa que sofra de depressão a buscar ajuda de um profissional da psicologia.

Depressão não é frescura para chamar atenção, falta de Deus, imaturidade, etc. É a doença que mais incapacita no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde.

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Inscreva-se para receber os novos artigos do blog assim que eles saírem

Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page