top of page

O seu passado e sua atual felicidade

A forma como construímos nosso passado é diretamente relacionada ao nosso nível de felicidade hoje. Falo propositadamente o termo “construir” porque o passado não é um conjunto fixo de circunstâncias, experiências e acontecimentos. Todos nós temos um controle a respeito de como cristalizamos as experiências em nossa memória: podemos escolher enfatizar algumas em detrimentos de outras.

o passado e a felicidade

É impressionante observar em meus atendimentos como psicólogo como as pessoas acabam se “esquecendo” de coisas boas que fizeram ou que viveram. Coloquei esquecer entre parênteses porque, no final das contas, não é que elas esquecem as coisas boas, mas parecem se recordar com muito mais facilidade das ruins. Isso reduz a sensação, de forma geral, de que a vida delas é boa. Por conta disso, um dos meus papéis como psicólogo é explicitar aspectos positivos que foram negligenciados.

Os circuitos cerebrais estão conectados, de tal forma que uma memória ruim leva a outra, e um pensamento pessimista leva a outro. Por isso é importante quebrar essa ciclo de pensamentos ruins, trazendo à memória coisas que deram certo. Se você é alguém que se encaixa nesse ciclo, quero te pedir para fazer um exercício: escreva em um papel (ou no bloco de anotações do seu celular) três coisas que deram certo na última semana. Agora repita isso semanalmente. A probabilidade é que daqui a seis meses você esteja bem menos deprimido e mais feliz.

Certa vez alguém me falou a respeito de uma viagem que tinha feito. Muitas coisas deram errado: perdeu o vôo por culpa da administração do aeroporto; ficou doente e teve que pagar caro por uma consulta médica; quase perdeu as malas; gastou mais dinheiro do que previa, devido a várias complicações. Ele tinha tudo para associar aquela viagem e aquele lugar a algo muito ruim. No entanto, ele se focou nos aspectos positivos: as amizades que fez naquele local; as paisagens bonitas que conheceu; a culinária diferente a que teve acesso e por aí vai. No final das contas, quando ele fala dessa viagem se lembra como algo bom e lhe traz a mente pensamentos positivos.

A mente de pessoas deprimidas está cheia de interpretações negativas do passado. Lutar contra essas interpretações confere um alívio semelhante ao uso de drogas antidepressivas. Resignifique seu passado e seja mais feliz!

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Inscreva-se para receber os novos artigos do blog assim que eles saírem

Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page