top of page

Como suas habilidades podem multiplicar sua felicidade

Sabe aquela imagem de alguém na praia tomando água de côco deitado em uma espreguiçadeira? Muitas pessoas a associam ao bem estar, à felicidade. No entanto, as pesquisas científicas não têm corroborado essa crença. Claro, ter momentos de relaxamento é muito importante, mas uma boa vida não se resume a desfrutar de momentos assim.

Algo que é essencial a ser ressaltado é que a felicidade deve ser conquistada. Em outras palavras, ela não vem de forma fácil, sem esforço. Você precisa utilizar suas habilidades e virtudes pessoais.

Emoções positivas desconectadas do exercício de habilidades e caráter levam ao vazio existencial e a sintomas depressivos. Talvez em um primeiro momento você ache que estou falando apenas do contexto de trabalho; mas não, isso se aplica a sua vida amorosa, amizades, filhos, espiritualidade e por aí vai.

É muito importante diferenciar dois conceitos. O prazer é passageiro, envolve pouco ou nenhum raciocínio e nos habituamos a ele com facilidade. A gratificação, por sua vez, dura mais, envolve raciocínio e interpretação, demoramos a nos habituarmos a ela, e está relacionada à nossas virtudes e habilidades.

A primeira pergunta que você tem que se fazer é: “quais são os meus pontos fortes? No que eu sou realmente bom?”

Muitos vêem o seu trabalho apenas como um emprego, uma forma para subsistirem. O trabalho acaba se tornando um fardo, um peso, um mal necessário. No entanto, as pessoas que o enxergam como um lugar onde pode exercitar suas habilidades acabam se envolvendo mais e fazendo do contexto laboral um lugar de gratificação. Portanto, em seu trabalho procure utilizar suas forças pessoais frequentemente.

Para que você possa ter uma vida boa, não pense em simplesmente aumentar o prazer – ele tem um efeito limitado em sua felicidade. Foque-se em utilizar mais e melhor suas habilidades para produzir gratificações: a sensação será bem melhor.

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Inscreva-se para receber os novos artigos do blog assim que eles saírem

Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page