top of page

“Eu acho que estou incomodando”

Ouço com frequência de pessoas que são extremamente prestativas: “não vou pedir ao meu amigo tal favor, pois não quero ficar incomodando”. Espere um momento: você pode se dar ao outro, fazer sacrifícios e etc, mas não pode pedir ao outro que faça o mesmo para você? Por que não?

A reciprocidade é essencial para que um relacionamento seja duradouro e gratificante. Se você não permite que a outra parte seja prestativa contigo, um desequilíbrio é gerado na relação. É como se você mostrasse para a pessoa que não precisa dela, que você é autosuficiente. Talvez o outro possa até achar que você é soberbo, ou então pensar que ele não é capaz de te ajudar (isso o faz se sentir incompetente). Tenho certeza de que essa não é a imagem que você quer passar.

Quando você faz algo para alguém de quem gosta, não se sente muito bem? A psicologia positiva afirma que quem proporciona um benefício tende a se sentir melhor do que aquele que recebe. Quando você não busca o outro, quando não pede seu auxílio, você o está privando de receber esse tipo de gratificação.

Mais um problema é quando você se acha realmente indigno, isto é, não acha que merece a atenção e disponibilidade do outro. Se não gostar de si mesmo, a tendência é que os outros acabem te rejeitando. E por quê? Pelo simples fato de que você acaba se comportando de uma forma que faz com que as outras pessoas achem que você não gosta delas.

Quando precisar não hesite em pedir ajuda daquelas pessoas que você goste e das quais você já prestou auxílio antes: isso fortalecerá o vínculo e tornará o relacionamento mais significativo para ambos!

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Inscreva-se para receber os novos artigos do blog assim que eles saírem

Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page