top of page

Tenho dificuldade para confiar nas pessoas

Quem já foi muito magoado em seus relacionamentos tem muita dificuldade para confiar novamente. A dor de ser enganado, abandonado, abusado, machucado é enorme. Acredito que há uma concordância em dizer que esse tipo de dor é maior que a dor física. Essa última geralmente sara com o tempo e com remédios: mas como lidar com a dor na alma causada por um relacionamento?

Primeiramente, é importante entender que talvez você tenha sido rejeitado não pelo que você é, mas por aquilo que quem te rejeitou é. Imagina, por exemplo, que seus pais nunca te deram a atenção necessária. Eles não fizeram isso por você não ser uma criança boa, mas pelo fato deles não serem bons pais. Entenda, nesse caso a responsabilidade é dos pais. Será que você está sendo rejeitado por quem é ou pelo que a outra pessoa é?

Existem pessoas que não estão dispostas a mudar a opinião delas a seu respeito e ponto final! Não adianta se esforçar, tentar agradar, fazer mil e uma coisas por esse alguém. Uma das crenças mais prejudiciais com que me deparo em meu consultório é: “se eu me dedicar mais ainda a essa pessoa, ela finalmente me amará”. Que engano! Se para alguém te amar você tem que se esforçar muito, é porque, no fim das contas, essa pessoa não te ama.

Então quer dizer que eu não preciso me dedicar, me esforçar por alguém? Não foi isso que eu disse. O que eu quero dizer é: se esforce por alguém que já te ame ao invés de tentar ganhar o amor pelo esforço.

Existem pessoas que você não pode mudar, aceite isso. Pare de dar moral a quem te rejeita! Valorize aqueles que querem estar ao seu lado.


Antes de concluir que o comportamento daquela pessoa significa rejeição, converse com ela primeiro. Tendemos a inferir que tal postura/fala/aparente falta de interesse signifique rejeição. Se você é super sensível a rejeição, vai tender a vê-la até mesmo onde ela não existe. Não pressuponha, esclareça a situação antes.

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Inscreva-se para receber os novos artigos do blog assim que eles saírem

Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page