Eu não consigo dizer não
Se você se identifica com o título desse texto, é porque já sofreu muito na vida. Fez muitas coisas das quais não tinha vontade de fazer; acabou desapontando familiares, cedendo a desejos e pressões de pessoas de fora; talvez tenha contraído dívidas apesar de ter sua vida financeira bem cuidada; acabou abrindo mão de prazeres merecidos para se envolver em problemas dos outros, etc.
Falar sobre o porquê que pessoas não conseguem dizer não é muito complexo, e obviamente minha intenção não é esgotar o assunto, mas apenas trazer algumas reflexões que, assim espero, ajudem um pouco.
Que tipo de relacionamento é esse que a pessoa só fica contigo enquanto você fizer as vontades dela? O problema é acreditar que só irão te aceitar se você fizer o que elas querem: isso não é verdade. Ah, mas talvez você tenha um exemplo de alguém que terminou o relacionamento contigo porque você lhe negou algo: veja bem, será que essa pessoa não estava contigo apenas por interesse? E aí te faço outra pergunta: você quer manter ao seu lado pessoas que gostem de você de verdade, porque se interessam por você, ou quer simplesmente interesseiros, que estão ao seu lado porque você tem algo a oferecer? Eu imagino que você quer pessoas que gostem de você por quem você realmente é.
Entenda que é perfeitamente normal as pessoas de quem você gosta ficarem chateadas contigo de vez em quando. Ninguém gosta de ser contrariado, mas é algo que todos temos que aprender a suportar. Não encare como término de um relacionamento se uma pessoa que você gosta ficou chateada com um “não” seu. Se ela realmente gostar de você, pouco tempo depois estará se relacionando normalmente contigo.
Conheça os seus limites. Não fique procurando sempre agradar os outros, porque isso irá te esgotar. Acredite, você não tem condição de atender as demandas de todos. Você precisa estabelecer seus limites e não quebrá-los : caso contrário, eles é que te quebrarão. Mas como saber quais são os meus limites? De forma geral, a regra é essa: você pode ajudar os outros desde que isso não te prejudique seriamente a curto, médio ou a longo prazo. Você já está cansado, mas te convidaram mais uma vez para um compromisso que pode ser adiado? Então pra que ir e prejudicar mais ainda sua saúde física? Você já está apertado financeiramente, mas aquele parente te ligou pedindo um empréstimo: você vai se afundar mais ainda em dívidas, prejudicar sua saúde financeira e até mesmo seu casamento? Enfim, tem vários exemplos, mas procurei aqui dar somente uma pincelada.
Você depende da aceitação dessa pessoa para se sentir bem? Será que não é por que você tem uma grande sensibilidade à rejeição? Você deve aprender que a rejeição é às vezes uma bênção e não uma maldição. Há algumas pessoas que você não deseja atrair, principalmente as interesseiras. Se você conseguiu aceitação das pessoas por esforço próprio, você terá que mantê-la usando o mesmo método através da qual a conseguiu.
Explicitei aqui aspectos gerais que podem levar alguém a ter muita dificuldade em dizer não. No entanto, o acompanhamento psicoterapêutico irá ajudar a entender melhor especificamente as suas razões para não conseguir fazer recusas.