top of page

4 coisas que roubam a sua felicidade

Existe algo que você pode estar fazendo que afeta diretamente a sua percepção de felicidade. Claro, meu objetivo aqui não é ser exaustivo e falar a respeito de tudo que pode te tornar infeliz; elenquei aqui quatro coisas que durante a minha experiência profissional tenho percebido que são os erros mais comuns das pessoas. Nada do que eu explicitar aqui é complicado de deixar de fazer, e os resultados começam a aparecer rapidamente. Então vamos lá àquilo que pode roubar a sua felicidade:

roubar felicidade


Negligenciar suas necessidades. Busque realizar atividades que satisfaçam suas necessidades. Algo importante a ser ressaltado é que você precisa se conhecer minimamente para saber quais são as suas principais necessidades.

Certa vez atendi um rapaz que estava apresentando sintomas depressivos, tais como desânimo frequente, humor rebaixado e falta de prazer na vida. Ele estava há algum tempo trabalhando tão freneticamente que não estava mais fazendo coisas das quais gostava: como, por exemplo, ir ao clube com sua esposa, jogar futebol com os amigos e estudar violino. Depois de perceber o mal que estava fazendo para si mesmo, decidiu delegar algumas funções suas no trabalho e dedicar mais tempo para si mesmo. Resultado: os sintomas depressivos diminuíram bastante e, por outro lado, a sensação de prazer na vida aumentou muito.


Comparar-se a outras pessoas. Ao invés de perguntarmos a nós mesmos se a nossa carreira, casa, nível de renda, relacionamentos, estilo de vida e as demais coisas nos satisfazem, muitas das vezes utilizamos como padrão de medição o status do vizinho. Essa é a receita para a infelicidade. Digo isso porque o que satisfaz o outro pode não nos satisfazer e vice-versa.


Acreditar que a sua felicidade depende de uma conquista. Esperamos que o próximo emprego, o carro novo, a casa própria, o próximo namorado e outras conquistas nos façam felizes. É verdade que a sensação de prazer aumenta significativamente logo após uma dessas coisas que citei, mas tendem a voltar ao nível anterior rapidamente. Não dependa que algo aconteça para você, então, encontrar a felicidade.


Lembrar-se mais dos erros e fracassos do que dos acertos e vitórias. Uma memória ruim puxa a outra e assim vai, gerando um espiral de pessimismo e tristeza. Se nos detivermos nesse padrão de focar mais o negativo, até o paraíso pode se transformar em um inferno. Talvez o pior disso tudo seja que quanto mais nos recordamos de eventos ruins, mais deixamos de ver os positivos.


Evite essas quatro coisas e o seu nível de felicidade aumentará bastante!

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Inscreva-se para receber os novos artigos do blog assim que eles saírem

Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page